processamento

Controla como as imagens são processadas.

🔗processamento da imagem

usar sempre LittleCMS 2 ao aplicar o perfil de cor de saída
Se esta opção estiver ativa, o darktable usará a biblioteca de sistema LittleCMS 2 para aplicar o perfil de saída ao invés de suas próprias rotinas internas. Isto é significativamente mais lento que o padrão mas pode produzir resultados mais precisos em alguns casos.

Se o ICC fornecido é baseado em LUT ou contiver tanto LUT como uma matriz, o darktable usará o LittleCMS 2 para renderizar as cores independentemente do valor deste parâmetro (que é desativado por padrão).

interpolador de pixel (distorção)
O interpolador de pixel usado para rotação, correção da lente, distorcer, cortar e mudança de escala final.

Sempre que mudamos a escala ou distorcemos uma imagem devemos escolher um algoritmo de interpolação de pixel (consulte a wikipedia para obter mais detalhes). Para os módulos que realizam este tipo de operação, o darktable oferece aos opções do processo bilinear, bicúbico ou lanczos2. Em geral, o bicúbico é uma opção segura para a maioria dos casos e este é o valor padrão.

interpolador de pixel (mudança de escala)
O interpolador de pixel para mudar a escala. As mesmas opções que são fornecidas para os módulos que realizam operações de distorção, mas com a adição do lanczos3.

O lanczos3 pode causar superexposições de pixels provocando artefatos mas algumas vezes propicia uma aparência visual mais nítida. Esta opção somente é oferecida para algoritmos de transformação (mudar escala) e é seu valor padrão.

pasta raiz do LUT 3D
Define a pasta raiz (e subpastas) que contém os arquivos Lut usados pelo módulo lut 3D.
auto-aplicar padrões do fluxo de trabalho
Seleciona quais módulos e ordem de módulos aplicar a novas imagens por padrão:
  • O fluxo de trabalho relativo à cena (padrão) considera que a maior parte do processamento será realizada em um espaço de cor RGB linear. Selecionar esta opção ativará automaticamente os módulos rgb fílmico e exposição e estabelecerá a ordem do pixelpipe em v3.0 que é a ordem (relativa à cena) definida para o darktable 3.0 e posterior.

    The exposure module will include an automatic adjustment of +0.7 EV to adjust the mid-gray to match that of the majority of SLR cameras. This adjustment can be overridden with an automatically-applied preset if the default produces consistently dark images for your camera.

    Finalmente, esta configuração ativa automaticamente a opção “compensar exposição da câmera” no módulo exposição para ajustar o brilho global de maneira apropriada nos casos em que for usada a compensação de exposição da câmera.

  • O fluxo de trabalho relativo à exibição considera que a maior parte do processamento será realizada no espaço de cor Lab e é o modo legado do darktable 2.6 e anteriores. Ao selecionar esta opção, será ativado automaticamente o módulo curva base e a ordem do pixelpipe legado (relativo à cena) usado por padrão até a versão 2.6.

  • nenhum não ativará nenhum módulo por padrão e definirá a ordem do pixelpipe para v3.0 (relativo à cena) definido para o darktable 3.0 e posteriores.

auto-aplicar padrões de adaptação cromática
Selecione qual módulo por padrão é responsável por realizar o ajuste do balanço de branco (adaptação cromática). Selecione “legado” (padrão) para realizar a adaptação cromática básica unicamente dentro do módulo balanço de branco. Selecione “moderno” para usar uma combinação dos módulos balanço de branco e calibração de cor para realizar uma adaptação cromática moderna com uma ciência de cor melhorada. Esta configuração se aplica de forma padrão às novas edições e não afetará as edições anteriores.
auto-aplicar predefinições de curva base por câmera
Usa uma curva base por câmera por padrão (se disponível) ao invés de uma genérica. Isto deve ser usado em junto com o fluxo de trabalho relativo à exibição como definido acima (desligado por padrão).
detectar imagens monocromáticas
Ative esta opção para analisar as imagens durante a importação e etiquetá-las com darkroom|modo|monochrome se forem encontradas imagens monocromáticas. A análise se baseia na pré-visualização das imagens embutidas no arquivo importado (miniaturas). Isto torna mais conveniente o fluxo de trabalho com imagens monocromáticas, mas diminui a velocidade de importação, sendo por isso desligado por padrão.
mostrar mensagens de alerta
Ative esta opção para mostrar mensagens de alerta nos módulos de processamento onde configurações fora do padrão ou possivelmente danosas são usadas no pipeline. Estas mensagens podem algumas vezes ser um falso positivo (devido a uma configuração fora do padrão intencional) e podem ser ignoradas se você sabe o que está fazendo. Desative para ocultar estes avisos (ativado por padrão).

🔗cpu / gpu / memória

recursos do darktable
Escolha a quantidade de memória do seu sistema e da placa de vídeo (GPU) que será usada pelo darktable. Quatro opções são fornecidas por padrão:
  • pequeno ocupa aproximadamente 20% da memória do sistema e 40% da memória da GPU. Isso pode ser aceitável em sistemas com muito memŕoia, especialmente se você não estiver exportando imagens. Porém, isso só pode ser recomendado se você estiver usando muitos outros aplicativos exigentes ao mesmo tempo que o darktable.
  • padrão ocupa aproximadamente 60% da memória do sistema e 70% da memória da GPU. Esse modo é recomendado se você não estiver exportando muitas imagens, tiver pelo menos 16 Gb de memória de sistema, 4 Gb de memória na GPU e também estiver executando muitos outros aplicativos ao mesmo tempo que o darktable.
  • grande ocupa aproximadamente 75% da memória do sistema e 90% da memória da GPU. Esta é a melhor opção se você estiver usando apenas o darktable em seu sistema e/ou estiver exportando muitas imagens.
  • irrestrito geralmente não é recomendado. Neste modo, o darktable pode tentar usar mais memória do que o seu sistema tem disponível. Isso pode ser possível se o seu sistema usar memória de troca em disco (swap) quando toda a memória do sistema for usada, mas pode levar à instabilidade do sistema. Use este modo com cuidado, apenas ao exportar imagens muito grandes que o darktable não pode manipular de outra forma.
consulte a seção ajuste de memória e desempenho para obter mais informações.
priorizar desempenho sobre qualidade
Ative esta opção para renderizar miniaturas e pré-visualizações em qualidades mais baixas. Isto aumenta a velocidade de renderização em até 4 vezes, sendo útil ao trabalhar em computadores mais lentos (desligado por padrão). Isto também melhora o desempenho de renderização de imagens na apresentação.
armazenar em disco cache de miniaturas
Se ativado, o darktable armazena todas as miniaturas em uma cache secundária, aonde são mantidas as miniaturas se elas forem descartadas da cache primária. Isto necessita de mais espaço em disco mas acelera a vista da mesa de luz, já que evita o reprocessamento de miniaturas (ativado por padrão).
armazenar em disco cache de visualização completa
Se ativado, o darktable salva imagens para visualização completa em disco (.cache/darktable/) quando esgotada a cache em memória. Note que isto pode requerer uma grande quantidade de armazenamento (vários gigabytes para imagens em 20k) e o darktable nunca eliminará as imagens armazenadas em cache. É seguro eliminá-las manualmente se desejar. Ativar esta opção aumentará significativamente o desempenho da mesa de luz ao ampliar uma imagem no modo de visualização completa (desligado por padrão).
ativar suporte ao OpenCL
Sua GPU pode ser usada pelo darktable para acelerar significativamente o processamento. A interface do OpenCL precisa de hardware adequado e controladores OpenCL em seu sistema. Se um destes requisitos não for encontrado a opção é esmaecida e não pode ser selecionada. Isto pode ser ligado e desligado a qualquer momento e seus efeitos são imediatos (ligado por padrão).
perfil de agendamento do OpenCL
Define como as tarefas de pré-visualização e vista completa do pixelpipe são agendadas em sistemas com o OpenCL ativado:
  • padrão: a GPU processa o pixelpipe da vista central; a CPU processa o pixelpipe das pré-visualizações;
  • GPU muito rápida: ambos os pixelpipes são processados sequencialmente na GPU;
  • múltiplas GPUs: ambos os pixelpipes são processados em paralelo nas diferentes GPUs – veja a seção múltiplos dispositivos para mais informações.
ajustar o desempenho do OpenCL
Define como o darktable tentará ajustar o desempenho do OpenCL para seu sistema. As seguintes opções são fornecidas (padrão nenhum):
  • nada: não tenta ajustar o desempenho do OpenCL.
  • tamanho da memória: esse parâmetro atualmente aplica (por padrão) um espaço fixo de 400 MB a todos os dispositivos e assume que o restante (memória total do dispositivo menos 400 MB) está disponível para processamento do módulo OpenCL. Você também pode optar por alterar esse valor ou fazer com que o darktable tente detectar automaticamente a memória disponível alterando um parâmetro em seu arquivo darktablerc. Consulte a seção ajuste de memória e desempenho para obter mais detalhes. Se você optar por ativar a detecção automática, desligar e ligar este parâmetro novamente forçará uma nova detecção na próxima execução do pipeline.
  • transferência de memória: quando o darktable precisa de mais memória do que tem disponível, ele divide suas imagens em mosaicos, que são processados separadamente. Ao usar o mosaico, o darktable frequentemente precisa transferir dados entre o sistema e a memória da GPU. Esta opção diz ao darktable para usar um modo de cópia especial (transferência de memória fixa), que pode ser mais rápido, mas também pode exigir mais memória em alguns dispositivos. Em outros dispositivos, pode prejudicar o desempenho. Não há uma maneira geral segura de prever como essa opção funcionará em um determinado dispositivo, portanto, você terá que testá-la por conta própria. Se você tiver vários dispositivos, poderá ativar ou desativar a transferência de memória “por dispositivo” editando diretamente seu arquivo darktablerc.
  • tamanho e transferência de memória: usa ambos os mecanismos de ajuste.
Consulte a seção ajuste de memória e desempenho para obter mais informações.

translations