misturador de canais (obsoleto)


Note que este módulo está obsoleto desde o darktable 3.4 e já não deveria mais ser usado para novas edições. Em seu lugar, use o módulo calibração de cor.


Uma ferramenta simples mas poderosa para administrar canais de cor.

Este módulo aceita canais de vermelho, verde e azul como entrada e fornece canais vermelho, verde, azul, de matiz, de saturação e de luminosidade como saída. Isto permite controlar de maneira independente o quanto cada canal de entrada contribui para cada canal de saída.

🔗multiplicação de matriz RGB

Você pode pensar no misturador de canais como um tipo de multiplicação de matriz entre uma matriz 3x3 e os valores de entrada [R G B].

┌ R_saída ┐     ┌ Rr Rg Rb ┐     ┌ R_entrada ┐
│ G_saída │  =  │ Gr Gg Gb │  X  │ G_entrada │
└ B_saída ┘     └ Br Bg Bb ┘     └ B_entrada ┘

Se, por exemplo, você tiver obtido uma matriz para transformar um espaço de cores em outro, você pode entrar os coeficientes da matriz no misturador de canais da seguinte maneira:

  • configure o destino para vermelho e, em seguida, defina os valores Rr, Rg e Rb usando os controles vermelho, verde e azul.

  • configure o destino para verde e, em seguida, defina os valores Gr, Gg e Gb usando os controles vermelho, verde e azul.

  • configure o destino para azul e, em seguida, defina os valores Br, Bg e Bb usando os controles vermelho, verde e azul.

Por padrão, o misturador de canais simplesmente copia os canais de entrada [R G B] diretamente para os canais de saída correspondentes. Isto equivale a multiplicar pela matriz de identidade:

┌ R_saída ┐     ┌ 1  0  0 ┐      ┌ R_entrada ┐
│ G_saída │  =  │ 0  1  0 │   X  │ G_entrada │
└ B_saída ┘     └ 0  0  1 ┘      └ B_entrada ┘

Como um caso de uso de exemplo, a seguinte matriz é útil para controlar luzes de LED azuis fora do gama tornando-as mais magenta:

┌  1,00  -0,18  0,18 ┐ 
│ -0,20   1,00  0,20 │
└  0,05  -0,05  1,00 ┘ 

Neste caso, é útil usar uma máscara paramétrica para limitar o efeito do misturador de canais somente às cores problemáticas.

Uma versão mais intuitiva do que fazem os controles deslizantes do misturador de canais:

  • Para o destino do vermelho, ajustar os controles para a direita farão com que as áreas R, G ou B fiquem mais vermelhas. Mover para a esquerda, fará com que estas áreas fiquem mais ciano.

  • Para o destino do verde, ajustar os controles para a direita farão com que as áreas R, G ou B fiquem mais verdes. Mover para a esquerda, fará com que estas áreas fiquem mais magenta.

  • Para o destino do azul, ajustar os controles para a direita farão com que as áreas R, G ou B fiquem mais azuis. Mover para a esquerda, fará com que estas áreas fiquem mais amarelo.

🔗monocromático

Outra aplicação muito útil do misturador de canais é a capacidade de misturar os canais para produzir uma saída em escala de cinza, uma imagem monocromática. Use o destino cinza e configure os controles de vermelho, verde e azul para controlar quanto contribui cada canal ao brilho de saída. Isto é equivalente a seguinte multiplicação de matrizes:

CINZA_saída  =   [ r  g  b ]  X  ┌ R_entrada ┐
                                 │ G_entrada │
                                 └ B_entrada ┘

Quando se trata de tons de pele, os pesos relativos dos três canais afetarão o nível de detalhe da imagem. Colocar mais peso no vermelho (por exemplo, [0,9, 0,3, -0,3]) fará com que os tons de pele sejam suaves, enquanto enfatizar o verde (por exemplo, [0,4, 0,75, -0,15]) ressaltará mais detalhes. Em ambos os casos, o canal azul é reduzido para evitar enfatizar a textura de pele não desejada.

Diferentes tipos de películas tradicionais em preto e branco possuem diferentes sensibilidades às cores vermelho, verde e azul, e isto pode ser simulado configurando os coeficientes de destino de cinza de maneira adequada. O módulo misturador de canais possui várias predefinições incorporadas que podem ser usadas para atingir este objetivo.

🔗controles do módulo

destino
Selecione o canal de destino que será afetado pela configuração do controle deslizante imediatamente abaixo. Os canais de destino vermelho, verde e azul são utilizados para a mistura de cores como descrito na seção multiplicação de matrizes acima. O canal cinza é utilizado para criar imagens em escalas de cinza como descrito na seção monocromático anterior. Também é possível definir os canais de entrada R, G e B para produzir valores HSL (matiz, saturação e luminosidade) na saída, ainda que esta seja uma aplicação muito especializada.
vermelho
Define quanto deve contribuir o canal de entrada vermelho ao canal de destino selecionado.
verde
Define quanto deve contribuir o canal de entrada verde ao canal de destino selecionado.
azul
Define quanto deve contribuir o canal de entrada azul ao canal de destino selecionado.

translations