balanço de cor

Uma ferramenta versátil para ajustar o balanço de cor da imagem.

Este módulo pode ser usado para reverter tonalidades de cor parasitárias ou para melhorar a atmosfera visual de uma imagem usando gradação de cor, uma técnica popular na indústria do cinema. Para o fluxo de trabalho relativo à cena, considere usar o módulo melhorado balanço de cor rgb em seu lugar.

🔗visão geral

O módulo balanço de cor permite que você altera cores de forma seletiva por intervalo de luminância (sombras, meios-tons e realces). Isto pode ser feito usando dois métodos diferentes:

elevação, gama, ganho
O método clássico, que permite um controle mais separada das sombras em relação aos realces (altas luzes).
inclinação, deslocamento, potência
O novo padrão definido pela Lista de Decisão de Cor da Sociedade Americana de Cinematografia (ASC CDL, sigla em inglês), que é mais adequado para a edição relativa à cena.

As configurações mestre afetam toda a imagem. Elas não estão disponíveis no modo elevação, gama, ganho (sRGB). O intervalo dos controles deslizantes são limitados a valores habituais ([50%; 150%] para a saturação, [-50%; 50%] para o contraste), mas valores maiores e menores podem ser inseridos usando o teclado após clique-direito no controle correspondente.

Para mais eficiência, no modo inclinação, deslocamento, potência é recomendado que seja definido primeiro a inclinação, depois o deslocamento e finalmente a potência, nesta ordem. O nome do modo pode ser usado como mnemônico para lembrar da ordem.

O parâmetro de sombras tem um efeito muito mais forte no modo inclinação, deslocamento, potência do que no modo elevação, gama, ganho. Ao alterar do primeiro para o último modo, você deve adaptar a saturação nas sombras, dividindo aproximadamente por 10.


Nota: Ainda que este módulo atue nas cores RGB, sua localização no pixelpipe o coloca no espaço de cor Lab. Em consequência, o módulo converte do Lab para o RGB, realiza seus ajustes de cor, e então converte de volta para o Lab.


🔗predefinições

Diversas predefinições são fornecidas neste módulo para auxiliá-lo a compreender como usá-lo da melhor maneira. A predefinição “gradação de cor azul-petróleo/laranja” fornece uma aparência muito popular no cinema e é um bom modelo de mostruário. Está destinada a ser usada com duas instâncias combinadas com máscaras. A primeira instância excluirá os tons de pele e alterará as cores neutras em direção ao azul petróleo. A segunda reverterá parcialmente a primeira e adicionará mais vitalidade somente aos tons de pele. Juntas criarão uma separação entre o sujeito e o fundo. Os parâmetros de mascaramento e mesclagem deverão ajustar-se para adaptar-se a cada imagem.

Outras predefinições fornecem emulação de filmes Kodak. Desta maneira você pode recriar qualquer aparência de filme que deseje utilizando o balanço de cor.

🔗controles do módulo

modo
elevação, gama, ganho (sRGB) é o modo legado do darktable 2.4 e anteriores. Neste modo, as transformações são aplicadas no espaço de cor sRGB codificado com o gama sRGB (gama médio de 2.2).

elevação, gama, ganho (ProPhoto RGB) é o mesmo do modo anterior, mas funciona no espaço ProPhoto RGB, codificado linearmente. Neste modo, os parâmetros RGB são corrigidos na luminância XYZ (canal Y) internamente para que afetem somente a cor, e somente os “fatores” ajustam a luminância.

inclinação, deslocamento, potência (ProPhoto RGB) aplica o CDL da ASC no espaço ProPhoto RGB, codificado linearmente. Como no modo anterior, os parâmetros RGB são corrigidos na luminância XYZ internamente. Neste modo, o parâmetro de inclinação atua como compensação da exposição, o deslocamento age como correção do nível de preto e a potência atua na correção do gama. Todos os parâmetros terão algum impacto no intervalo de luminância, mas a inclinação afetará principalmente os realces, o deslocamento principalmente as sombras e a potência os meios-tons.

controles de cor
Esta caixa de seleção afeta a interface do usuário para os controles de sombras, meios-tons e realces (altas luzes).

Os controles RGBL permitem o acesso direto aos parâmetros RGB que serão enviados ao algoritmo e ajustados internamente na luminância XYZ, segundo o modo utilizado. Eles são os únicos armazenados no histórico do darktable.

Os controles HSL são mais intuitivos, mas são somente uma interface: as matizes e saturações são calculadas dinamicamente a partir e para os parâmetros RGB e nunca são armazenadas. Durante a conversão do HSL para o RGB, sempre é considerado que a luminosidade do HSL é de 50%, assim os parâmetros RGB sempre estão equilibrados para evitar alterações de luminosidade. No entanto, durante a conversão de RGB para o HSL, a luminosidade do HSL não é corrigida.

Como consequência, a edição em RGB e em seguida em HSL e novamente em RGB não reterá os parâmetros RGB originais, mas os normalizará para que sua luminosidade HSL seja de 50%. A diferença é pouco perceptível na maioria dos casos, especialmente usando os modos que já corrigem os parâmetros RGB internamente na luminância XYZ.

Em ambos modos, os controles de “fator” adicionais atuam em todos os canais RGB ao mesmo tempo. Seu efeito é similar aos controles do módulo níveis e afeta somente a luminância.

saturação de entrada
Uma correção de saturação de entrada aplicada antes do balanço de cor. Isto pode ser usado para atenuar as cores antes de ajustar o balanço, para que as imagens difíceis sejam mais fáceis de processar. Quando você remove a saturação de uma imagem por completo, é criada uma imagem monocromática baseada na luminância que pode ser usada como uma máscara de luminância, para criar filtros de cor com a configuração do balanço de cor, como um efeito de divisão de tons ou sépia (quando se usa com modos de mesclagem).
saturação de saída
Uma correção de saturação aplicada depois do balanço de cor. Isto é útil uma vez que tenha encontrado um equilíbrio de tom adequado mas o efeito tenha ficado muito pesado, assim você pode ajustar a saturação global de uma vez ao invés de editar cada canal de saturação separadamente ao custo de eventualmente embaralhar as cores.
pivô (fulcrum) de contraste / contraste
O controle deslizante de contraste permite aumentar a separação da luminância. O valor do pivô define o valor da luminância que não será afetado pela correção de contraste, assim o contraste será por sobre o pivô. Os valores de luminância acima do pivô serão amplificados quase linearmente. Valores abaixo serão comprimidos com uma função de potência (criando um início de curva). Esta correção será realizada depois da saturação de saída e aplicada em todos os canais RGB separadamente, assim é possível que as matizes e saturações não sejam preservadas em casos de configurações dramáticas (as sombras podem voltar a ficar saturadas, os realces podem ficar sem saturação e podem ocorrer algumas alterações de cores).
sombras, meios-tons, realces
Dependendo do modo usado, as configurações de sombras controlarão a elevação ou o deslocamento, os meios-tons controlarão o gama ou a potência e as configurações de realces controlarão o ganho ou a inclinação. Os parâmetros são transferidos inalterados quando você muda de modo.

No modo RGBL, o intervalo dos controles deslizantes RGB está limitado a [- 0.5; 0,5]. No modo HSL, o intervalo dos controles de saturação está limitado a [0%; 25%]. Os valores fora destes limites podem ser inseridos com o teclado clicando com o botão direito no controle.


Nota: Os controles deslizantes de sombras, meios-tons e realces podem ocupar boa parte do espaço do módulo de balanço de cor. Portanto, o desenho geral destes controles pode ser alternado entre três opções disponíveis clicando no cabeçalho de sombras, meios-tons, realces. Você pode também definir a disposição padrão com preferências > sala escura > disposição do bloco de controles do balanço de cores.


otimizar luma
O seletor de cor junto ao rótulo de otimização de luminância selecionará toda a imagem e otimizará os fatores de sombras, meios-tons e realces de modo que a luminância média da imagem seja de 50% Lab, o máximo seja 100% e o mínimo 0 %, na saída deste este módulo. Isto é essencialmente uma normalização do histograma, semelhante à realizada pelo módulo níveis. O otimizador só é realmente necessário quando usado no modo inclinação, deslocamento, potência.

Se você deseja mais controle, pode definir três patches de controle usando os seletores de cor ao lado de cada controle deslizante de fator para obter uma amostra de luminância em áreas selecionadas. O seletor de cor sombras mostra a luminância mínima, o seletor meios-tons a luminância média e o seletor realces a luminância máxima. O parâmetro mais sensível é o fator de meios-tons, já que a seleção de uma área ligeiramente diferente pode provocar alterações drásticas nos parâmetros. O uso de seletores de cor dos fatores somente, sem ativar a otimização de luma, lhe permitirá realizar ajustes sem otimização geral, mas cada parâmetro sempre é calculado levando em conta os outros dois. Uma vez que os patches estejam selecionados, o rótulo é alterado para “otimizar luma dos patches”. Para redefinir um patch, basta refazer a seleção. Patches não são salvos nos parâmetros e são mantidos somente durante a sessão atual.

É importante notar que o ajuste da luminância se destina somente à saída do módulo balanço de cor e não leva em conta os ajustes realizados em outros módulos mais à frente no pixelpipe (por exemplo, rgb fílmico, curva de tons, zonas de cor, níveis). Não é recomendável usar o módulo balanço de cor para remapear a luminância globalmente na imagem porque ele não conserva as cores originais – módulos como curva de tons ou rgb fílmico são mais adequados para este propósito. Os ajustes de luminância no balanço de cor são melhor realizados, em combinação com ajustes de cor, usando máscaras.

neutralizar cores
Em uma imagem onde algumas áreas estão expostas à luz solar direta e outras estão expostas à luz refletida (sombras), ou onde há várias fontes de luz artificial presentes simultaneamente, as sombras e os realces (altas luzes) frequentemente possuem temperaturas de cor diferentes. Estas imagens são particularmente difíceis de corrigir já que nenhum balanço de branco geral corresponderá a todas as cores de uma vez. O otimizador de neutralização de cor tem como objetivo ajudá-lo a encontrar a cor complementar para as sombras, os meios-tons e os realces de modo que se revertam todas as tonalidades de cor e a cor média da imagem seja um cinza neutro.

Semelhante à otimização de luma, o seletor de cor ao lado do rótulo de neutralizar cores ativará uma otimização geral de toda a imagem. Isto funciona muito bem nas fotografias de paisagem ou para qualquer fotografia com um espectro completo de cores e luminância.

Para fotografias noturnas e de eventos, isto provavelmente falhará e você precisará inserir manualmente as áreas de amostra com os seletores de cor ao lado de cada controle deslizante de matiz. Para amostra de realces, use uma cor exposta a refletores que deve ser o branco neutro ou o cinza claro. Para a amostra de sombras, use uma cor exposta a luz ambiental que deve ser o preto neutro ou o cinza escuro. Para a amostra de meios-tons, use uma cor exposta tanto ao ambiente como à luzes artificiais.

O sucesso da otimização depende da qualidade das amostras. Nem todos os conjuntos de amostras convergirão para uma boa solução e você precisa certificar-se de que os patches de cor que você selecionou são realmente de uma cor neutra na vida real. Em muitos casos, o otimizador irá gerar uma matiz correta mas uma saturação excessiva que precisará de alguns ajustes adicionais. Em alguns casos, não será entregue uma otimização válida e você deverá redefinir os parâmetros de saturação e começar novamente, ou simplesmente parar após a seleção dos patches. Note que na otimização automática, o máximo de saturação é 25%, o que pode não ser o suficiente em alguns poucos casos mas evitará resultados inconsistentes na maioria das vezes.

Se você selecionar patches de cor dos seletores de cor de matiz sem ativar a otimização, o darktable somente realizará uma rodada de otimização e então irá parar. Isto permite controlar cada intervalo de luminância separadamente e evitar a divergência de solução em casos pontuais. As correções de matiz e saturação são calculadas levando em conta os outros intervalos de luminância e três fatores, e sempre geram a cor complementar da área selecionada. Se você deseja reforçar a cor da área, pode adicionar 180º à matiz calculada. Uma vez que os patches são selecionados, o rótulo é mudado para “neutralizar cores dos patches”. Para redefinir um patch, basta refazer a seleção. Os patches não são salvos nos parâmetros e só se conservam na sessão atual. Os parâmetros encontrados para a neutralização automática são precisos somente no modo _inclinação, deslocamento, potência, mas pode funcionar em certa medida no modo elevação, gama, ganho também.

translations