geral

Controla o aspecto geral e o comportamento do darktable.

idioma da interface
Define o idioma da interface do usuário. O padrão do sistema é marcado com um *. (precisa reiniciar)
tema
Define o tema para a interface do usuário. Acima de qualquer consideração estética, a cor de interface recomendada para melhor avaliação de cores é o cinza médio. A percepção visual é afetada pelo brilho do ambiente e uma interface do usuário com pouco brilho pode provocar todo o tipo de ilusões. Usar uma interface escura para retocar fotos pode levar a excessos (abuso de contraste e saturação) e a uma fotografia muito escura ao imprimir. Assim, é altamente recomendável usar um dos temas “cinzas” para retocar seu trabalho, já que estão desenhados para que a interface do usuário se aproxime do cinza médio (“darktable-elegant-grey” por padrão).
usar o tamanho de fonte do sistema
Selecione esta opção para usar o tamanho de fonte definido pelo seu sistema. Se desativado, você pode inserir um tamanho de fonte personalizado na caixa abaixo (ativado por padrão).
tamanho da fonte em pontos
Se a opção “usar o tamanho de fonte do sistema” estiver desligada, insira um tamanho de fonte (em pontos) para o darktable usar. O tamanho da fonte mudará imediatamente.
controles da interface gráfica e resolução (DPI) do texto
Ajusta a resolução global da interface gráfica para reescalonar controles, botões, rótulos etc. Aumente para uma interface ampliada, diminua para o conteúdo caber melhor na janela. Defina para -1 para usar a resolução global definida pelo sistema. O padrão é 96 DPI na maioria dos sistemas. (precisa reiniciar)

🔗modificações do tema com CSS

Além de selecionar os temas oferecidos por padrão, você pode também aplicar customizações adicionais em CSS para modificar a aparência do darktable.

Dois métodos diferentes são fornecidos para isso:

crie um tema personalizado
Se você deseja fazer um grande número de alterações na interface do usuário do darktable, você pode criar seu próprio tema (em um arquivo .css) e colocá-lo em $HOME/.config/darktable/themes (ou C :\%LOCALAPPDATA%\darktable\themes no Windows). Seu novo tema aparecerá automaticamente na lista de seleção tema na próxima vez que você reiniciar o darktable.

Observe que a estrutura do CSS interno do darktable muda com frequência e você pode precisar fazer alterações significativas em seus próprios temas quando novas versões do darktable forem lançadas. Por esse motivo (entre outros), não recomendamos a criação de temas personalizados complexos, a menos que você esteja disposto a dedicar muito tempo à manutenção contínua. Se o seu tema carregar qualquer um dos temas distribuídos por padrão com o darktable usando a diretiva @import url, observe que seu arquivo de tema CSS pode não ser portátil entre instalações (@import url usa caminhos relativos e a localização dos temas distribuídos depende do sistema).

criar ajustes de tema
Uma caixa de texto é fornecida na parte inferior da aba geral na qual você pode inserir seus próprios ajustes de CSS. Ao usar esta opção, o darktable primeiro carregará seu tema selecionado (o tema “base”, escolhido no menu suspenso tema) e, em seguida, aplicará seu CSS personalizado em cima. Isso significa que você pode facilmente fazer pequenas alterações na aparência, enquanto ainda se mantém atualizado com as alterações do tema principal quando uma nova versão do darktable é lançada. Isso também significa que você geralmente pode alterar seu tema base sem afetar seus ajustes CSS personalizados.

Quando tiver terminado de inserir seu CSS, clique no botão “salvar CSS e aplicar”. Isto salvará seu CSS para $HOME/.config/darktable/user.css (ou C:\%LOCALAPPDATA%\darktable\user.css no Windows) e o aplicará imediatamente na sessão atual do darktable.

Se você notar problemas após aplicar seu CSS, você pode desmarcar a opção “modificar o tema selecionado com os ajustes CSS abaixo” para reverter. Isto irá restaurar imediatamente o tema base mas deixará seus ajustes no editor de modo que você possa modificá-los e tentar novamente. Basta pressionar “salvar CSS e aplicar” novamente quando você estiver pronto para testar. Isto irá automaticamente ativar a opção “modificar o tema selecionado com os ajustes CSS abaixo” e aplicar o novo CSS.


Nota: Se você tiver qualquer problema ao usar ajustes CSS personalizados, por favor tente novamente com a opção “modificar o tema selecionado com os ajustes CSS abaixo” desativada para assegurar-se de que o problema não foi causado por alguma de suas alterações.


🔗compreendendo os temas do darktable

Todos os temas distribuídos com o darktable são fornecidos como arquivos CSS em $DARKTABLE/share/darktable/themes/ (onde $DARKTABLE é o diretório de instalação do darktable). O tema padrão é darktable.css e contém a maior parte do código usado para controlar a aparência da darktable. Vários outros temas também são fornecidos, mas a maioria deles usa o darktable.css como base (importando darktable.css usando a diretiva @import url).

Se você optar por criar seu próprio arquivo de tema personalizado, é aconselhável seguir uma abordagem semelhante – importe um dos arquivos de tema existentes do darktable usando @import url (esta diretiva espera caminhos relativos) e aplique suas próprias personalizações em cima. Você não precisa fazer isso ao usar a caixa de texto CSS na caixa de diálogo de preferências – tentar usar @import url na caixa de texto de ajustes CSS não funcionará corretamente.

Os temas usam os mesmos princípios básicos de CSS dos navegadores html (com algumas pequenas exceções – consulte a documentação do Gtk para detalhes):

  • A maioria das propriedades de estilo são atribuídas a grandes grupos de elementos de interface do usuário, por exemplo, botões Gtk e campos de entrada de texto

  • Em seguida, grupos relacionados de elementos de interface do usuário específicos do darktable recebem nomes de classe permitindo que eles sejam estilizados como um grupo

  • Por fim, alguns elementos exclusivos da interface do usuário recebem um id CSS para que possam ser estilizados independentemente

Você é encorajado a explorar os temas existentes (darktable.css em particular é muito bem comentado) e fazer uso da ferramenta Gtk Inspector para descobrir como selecionar o elemento de interface do usuário específico (ou classe de elementos) que você deseja modificar. Alguma experimentação será necessária.

Observe que os temas darktable são em tons de cinza por padrão para que os usuários não se distraiam com cores fortes durante a edição de imagens. Você é aconselhado a manter essa prática em seus próprios temas e manter o tom médio o mais próximo possível do cinza médio. Além disso, é recomendável revisar seu CSS personalizado toda vez que o darktable for atualizado, para garantir que as alterações no aplicativo não tenham afetado negativamente seus ajustes.

translations