visão geral

A vista de acesso remoto permite que você capture imagens diretamente no darktable a partir de uma câmera conectada.

Para usar o recurso de acesso remoto você precisa inicialmente conectar sua câmera ao computador usando um cabo USB. Seu computador pode solicitar que você monte ou visualize a câmera conectada. Não monte nem visualize a câmera. Se sua câmera estiver montada ou visualizada automaticamente, você precisará “desmontar/ejetar” a câmera antes que o darktable possa acessá-la. Isto destrava a câmera de modo que o darktable possa ter controle dela – o darktable então irá bloquear a câmera para que ela não possa ser usada por outros aplicativos.

Após o cabo USB ter sido conectado, vá para o módulo importar na mesa de luz. Se sua câmera estiver disponível para uso, uma nova seção deve aparecer no módulo de importação contendo o nome de sua câmera e um botão “montar câmera”. Clique neste botão para conectar sua câmera e três botões adicionais irão aparecer: “copiar & importar da câmera”, “acesso remoto” e “desmontar câmera”. Clique em “acesso remoto” para entrar na vista de acesso remoto. Quando tiver terminado, pressione o botão “desmontar câmera” antes de desconectá-la fisicamente.

O darktable usa o gphoto2 para interagir com sua câmera. Se você tiver problemas para encontrar a câmera conectada como descrito acima, consulte a seção de solução de problemas deste capítulo para verificar se sua câmera possui suporte ao acesso remoto.

Na vista central, as imagens são exibidas enquanto você as captura. Você pode capturar uma imagem usando a interface do usuário do darktable ou acionando manualmente o disparador de sua câmera. Se você estiver usando a “Visualização ao Vivo”, a imagem será mostrada na vista central do darktable.

Ao entrar na vista de acesso remoto, um rolo de filme será criado usando a mesma estrutura definida para importar da câmera (consulte preferências > importar > opções da sessão). O código do trabalho ($JOBCODE) será predefinido como “captura”.

Se você deseja agrupar suas capturas em rolos de filme diferentes, você deve usar o módulo sessão no painel da direita para definir um código de trabalho diferente. Ao inserir um nome novo e pressionar Enter, um novo rolo de filme será criado e novas imagens capturadas serão adicionadas a este novo rolo.

O darktable fornece algumas ferramentas úteis para configurar uma captura de imagem na interface do usuário. Você pode configurar capturas com lapso de tempo, bracketing para HDR, incluindo sequência de imagens em bracketing. Para obter mais informações, leia a documentação do módulo configurações da câmera e os exemplos mais a frente neste capítulo.

translations