exposição

Aumenta ou diminui o brilho geral de uma imagem.

Este módulo tem dois modos de operação:

manual
Define a exposição, nível de preto e limiar de corte manualmente.
automático (somente imagens em RAW)
Faz uma análise do histograma da imagem para estabelecer automaticamente a exposição. O darktable seleciona automaticamente a compensação de exposição necessária para alterar o percentil selecionado ao nível alvo selecionado (consulte as definições abaixo). Este modo é particularmente útil para alterar automaticamente uma grande quantidade de imagens para que tenham a mesma exposição. Um caso de uso típico do modo automático é no processamento de fotografias de time-lapse (para evitar o efeito de cintilação).

🔗controles do módulo

modo
Seleciona o modo de operação (automático/manual).
compensar exposição da câmera (modo manual)
Remove automaticamente o viés de exposição da câmera (obtido dos dados Exif da imagem).
exposure (manual mode)
Increase (move to the right) or decrease (move to the left) the exposure value (EV). To adjust by more than the default limits shown on the slider, right click and enter the desired value up to +/-18 EV (see module controls).
The color picker tool on the right sets the exposure such that the average of the selected region matches the target lightness defined in spot exposure mapping options.
limiar de corte (modo manual)
Define que porcentagem dos valores de brilho serão recortados no cálculo da exposição e correção do nível de preto. Use o seletor de cor para obter uma amostra de uma porção da imagem a ser usada para este cálculo.
percentil (modo automático)
Define uma localização no histograma que será utilizada para correção automática da exposição. Um percentil de 50% denota uma posição no histograma onde 50% dos valores de pixels estão acima e 50% dos valores de pixels estão abaixo desta exposição.
nível alvo (modo automático)
Define o nível alvo para a correção de exposição (EV) automática em relação ao ponto de branco da câmera.
correção do nível de preto (modos manual e automático)
Ajusta o ponto do nível de preto para eliminar valores RGB negativos.

Nota: Não use a correção do nível de preto para adicionar mais densidade aos pretos, já que isto pode eliminar cores quase pretas do gama ao gerar valores RGB negativos. Isto pode causar problemas com alguns módulos mais à frente no pixelpipe. Ao invés disso, use uma curva de mapeamento de tons para adicionar densidade aos pretos. Por exemplo, você pode usar o controle deslizante exposição relativa de preto na aba cena do módulo rgb fílmico, ou estabelecer uma ponta mais profunda no módulo curva base.


🔗mapeamento de exposição pontual

O recurso de mapeamento pontual foi projetado para ajudar na edição em lote de uma série de imagens de maneira eficiente. Nesse cenário, você normalmente processa uma única imagem de referência para todo o lote e, em seguida, copia e cola a pilha de processamento em todas as outras imagens do lote.

Infelizmente, a luz geralmente muda um pouco entre as fotos, mesmo dentro da mesma série capturada nas mesmas condições. Isso pode ser o resultado de uma nuvem passando pelo sol em luz natural, reflexos de superfície com menos “brilho” de um ângulo diferente, ou simplesmente devido à variabilidade inevitável na abertura mecânica do diafragma. Cada imagem ainda precisará de alguns ajustes individuais se você quiser uma visão perfeitamente uniforme de toda a série, e isso pode ser demorado e frustrante.

O mapeamento de exposição pontual permite definir um brilho alvo, em termos de exposição, para uma determinada região da imagem (a amostra de controle), que você compara com o mesmo brilho alvo em outras imagens. A amostra de controle pode ser uma parte crítica do seu assunto que precisa ter brilho constante ou uma superfície imóvel e iluminada de forma consistente na sua série de imagens.

O processo de mapeamento consiste de dois passos.

🔗passo 1: defina o alvo

Existem duas maneiras de definir o brilho alvo para sua amostra de controle:

  1. se você conhece ou espera uma luminosidade arbitrária para a amostra de controle (por exemplo, um cartão cinza, um cartão de cores, um produto ou um logotipo de um brilho especificado), você pode definir seu valor L diretamente, no espaço CIE Lab 1976,

  2. se você simplesmente deseja corresponder o processamento de sua imagem de referência, defina o modo pontual para medição, ative o seletor de cores (à direita do controle deslizante exposição) e desenhe um retângulo sobre sua amostra de controle. A coluna entrada será atualizada com o valor de luminosidade da amostra de controle antes da correção da exposição, e a coluna alvo mostrará a luminosidade resultante da amostra de controle após a aplicação da configuração de exposição atual.

Se você redefinir o valor de luminosidade, o valor padrão será 50% (cinza médio) – isso pode ser útil para definir rapidamente a exposição média de qualquer imagem.

Note que o valor alvo não é redefinido quando você redefinir o próprio módulo, mas é armazenado indefinidamente na configuração do darktable e estará disponível no próximo lançamento do aplicativo, bem como para a próxima imagem que você processar.

🔗passo 2: corresponda ao alvo

Quando você abre uma nova imagem, o modo pontual é redefinido automaticamente para correção. Usando o seletor de cores anexado ao controle deslizante de exposição, você pode selecionar diretamente sua amostra de controle na nova imagem. A configuração de exposição adequada necessária para que a amostra de controle corresponda à luminosidade do alvo memorizado será calculada automaticamente e a configuração será atualizada na mesma operação.

Esta operação pode ser repetida tantas vezes quanto forem as imagens em sua série sem outro trabalho adicional.


Nota 1: Tentar combinar a luminosidade de partes móveis de um assunto em tomadas diferentes pode ser complicado porque elas podem ter mudanças legítimas em sua iluminação à medida que sua orientação muda em relação à fonte de luz principal. Por exemplo, uma parte do rosto pode ser totalmente iluminada em algumas fotos e parcialmente sombreada em outras. Uma amostra de controle com iluminação inconsistente geralmente não fornecerá uma referência robusta para correspondência de luminosidade em uma série e pode resultar em mais trabalho do que combiná-la manualmente com feedback visual.

Nota 2: O módulo de exposição funciona (por padrão) na parte relativa à cena, linear e com o RGB da câmera do pipeline de pixels, antes que o perfil de cor de entrada seja aplicado. No entanto, a conversão do espaço RGB da câmera para o espaço CIE Lab 1976 depende do perfil de cores de entrada. Todas as métricas de luminosidade L fornecidas nas configurações de mapeamento pontual usarão o perfil de entrada definido posteriormente no módulo de perfil de cor de entrada para realizar a conversão com precisão, mas a conversão em si assume um sinal linear (RAW) e não funcionará para imagens JPEG e PNG (que são codificadas não linearmente antes do módulo de perfil de cor de entrada). Se você quiser usar esse recurso em imagens não RAW, precisará mover o módulo de exposição para depois do perfil de cor de entrada ou usar a predefinição v3.0 para entrada JPEG/não-RAW na ordem dos módulos.

Nota 3: A correspondência perfeita da sua amostra de controle com a luminosidade alvo pode ainda não produzir um resultado perceptivo semelhante, mesmo que os números sejam exatamente os mesmos. Por exemplo, se o seu assunto estiver na frente de um fundo feito de algumas partes claras e algumas partes escuras, a proporção de áreas claras/áreas escuras afetará a percepção de contraste e brilho. Se essa proporção mudar em sua série, o brilho do assunto não parecerá constante, mesmo que o valor de luminosidade seja exatamente constante. Para obter mais detalhes, consulte a ilusão da sombra do verificador e a ilusão de Chubb.


translations