cabeçalho de módulo

No topo de cada módulo de processamento fica o cabeçalho de módulo.

cabeçalho do módulo

Clique no nome do módulo para expandi-lo e mostrar os parâmetros que controlam sua operação.

Por padrão, o darktable só permite expandir um módulo de processamento por vez – se você clicar no cabeçalho de outro módulo, os controles do módulo anterior serão recolhidos. Se quiser expandir mais de um módulo, você pode usar Shift+clique no cabeçalho e todos os módulos anteriormente expandidos permanecerão abertos. Este comportamento pode ser invertido por uma configuração em preferências > sala escura.


Nota: Expandir um módulo não o torna ativo. Veja abaixo como ativar módulos.


O cabeçalho do módulo contém os seguintes controles nesta ordem, da esquerda para a direita:

botão liga/desliga
Clique para alternar o módulo entre ligado e desligado. Alguns módulo são essenciais para o processamento e não podem ser desligados (mas seus parâmetros podem ser ajustados). Similarmente, alguns módulos não são aplicáveis para certos tipos de imagem e não podem ser habilitados.

Ctrl+clique no botão liga/desliga alterna o foco no módulo. O estado do foco é normalmente usado para ativar quaisquer sobreposições que um módulo coloque sobre a imagem para controlar sua funcionalidade. Por exemplo, o módulo cortar só mostra a composição e guias de corte na imagem se tiver o foco. Módulos recebem automaticamente o foco quando são expandidos.

nome do módulo
O nome do módulo consiste de uma descrição da sua operação (que não pode ser mudada) seguida do nome da instância do módulo (que pode ser mudado). Por padrão, a primeira instância do módulo tem um nome de instância vazio. Se você criar mais instâncias, o nome de cada instância será inicializado com um número inteiro único. Por exemplo, a segunda instância de um módulo de exposição será automaticamente nomeada exposição 1.

Ctrl+clique sobre o nome de um módulo para modificar manualmente seu nome de instância.

indicador de máscara
Este ícone aparecerá no cabeçalho sempre que uma máscara estiver ativa em um módulo. Passe por cima do ícone para saber que tipo de máscara está habilitada. Clique para mostrar a máscara atual como uma sobreposição amarela sobre uma versão em tons de cinza da imagem. Amarelo sólido indica opacidade de 100%; uma imagem de fundo em tom de cinza completamente visível (sem a sobreposição amarela) indica opacidade de 0%. Este botão de alternar pode ser desabilitado em preferências > sala escura > mostrar indicador de máscara no cabeçalho do módulo.
menu de múltiplas instâncias
Este menu permite que você crie, apague, mova e renomeie instâncias de módulos. Clique-direito neste ícone para criar diretamente uma nova instância do módulo. Veja a seção múltiplas instâncias para mais informações.
redefinir
Clique para redefinir todos os controles do módulo para seus valores padrão. Ctrl+clique para reaplicar quaisquer predefinições automáticas – se nenhuma predefinição automática for aplicável a este módulo, Ctrl+clique irá simplesmente redefinir para os valores padrão (assim como o clique).
menu de predefinições
Este menu permite que você aplique, crie e edite predefinições do módulo. Veja a seção predefinições para mais informações.

A visibilidade dos quatro ícones à direita do módulo pode ser controlada em preferências > sala escura > mostrar botões do lado direito nos cabeçalhos de módulos de processamento.

translations