redução de ruído raw

Realiza a eliminação de ruído em uma imagem RAW antes de ser aplicada a interpolação cromática.

Este módulo foi portado do dcraw.

🔗controles do módulo

limiar de ruído
O limiar para a detecção de ruído. Valores altos conduzem a uma maior eliminação de ruído e maior perda dos detalhes da imagem.
curvas grosso/fino
O ruído da imagem é normalmente uma combinação de ruído de grão fino e de grão grosso. Estas curvas permitem eliminar o ruído da imagem mais ou menos em função da aspereza de ruído visível. A esquerda da curva atuará sobre o ruído de grão muito grosso, enquanto a direita atuará sobre o grão muito fino.

Subir a curva terá como resultado mais suavização, enquanto baixá-la resultará em menor suavização. Por exemplo, você pode preservar o ruído de grão muito fino baixando o ponto mais à direita da curva até o valor mínimo.

Se você estiver abordando o ruído de croma com um modo de mesclagem, você pode elevar a parte mais à direita da curva bem alto, uma vez que as cores não mudam muito em escalas de grão fino. Isto ajudará especialmente se você ver algum pixel isolado sem eliminação de ruído.

A melhor maneira de usar as curvas R, G e B é examinar cada um dos canais por vez usando o módulo calibração de cor em modo cinza, eliminar o ruído desse canal e em seguida repetir para os outros canais. Desta forma, você pode considerar o fato de que alguns canais podem ser mais ruidosos que outros. Note que adivinhar quais canais são ruidosos sem ver os canais individualmente não é simples e pode ser contra-intuitivo. Um pixel completamente vermelho pode não ser causado por ruído no canal R, e sim por ruído nos canais G e B.

Consulte a seção wavelet para obter mais detalhes.

translations