imagens selecionadas
Executa ações em imagens que foram selecionadas na vista da mesa de luz.
🔗controles do módulo
Os controles do módulo são distribuídos em duas abas para manipular os arquivos de imagem e os metadados relacionados.
🔗aba de imagens
- remover
- Remove as imagens selecionadas da biblioteca do darktable sem excluí-las. As imagens removidas não podem mais ser visualizadas ou editadas no darktable, mas os arquivos de imagem permanecem no sistema de arquivos junto com quaisquer arquivos auxiliares XMP. Como o darktable mantém os arquivos XMP atualizados com seu histórico de processamento mais recente, você pode restaurar totalmente o seu trabalho posteriormente, importando novamente as imagens.
- remover (lixeira)
- Remove as imagens selecionadas da biblioteca do darktable e quaisquer arquivos auxiliares XMP associados do sistema de arquivos. Se nenhuma duplicata de uma imagem removida permanecer na biblioteca do darktable, o próprio arquivo de imagem também será excluído. Você pode controlar se esta ação exclui irrevogavelmente os arquivos ou tenta colocá-los na lixeira do sistema com um item de configuração em preferências > segurança. Um segundo item de configuração na mesma aba permite que você controle se deve ou não ser avisado antes de excluir imagens.
- mover…
- Move as imagens selecionadas (os arquivos de imagem mais todos os arquivos auxiliares XMP associados) para outra pasta no sistema de arquivos. Se uma imagem com o nome de arquivo fornecido já existir na pasta de destino, a imagem de origem não será movida.
- copiar…
- Copia as imagens selecionadas (o arquivo de imagem mais todos os arquivos auxiliares XMP associados) para outra pasta no sistema de arquivos. Se uma imagem com o nome de arquivo fornecido já existir na pasta de destino, ela não será sobrescrita – em vez disso, uma nova duplicata será gerada com a mesma pilha de histórico da imagem de origem.
- criar HDR
- Cria uma imagem de alto alcance dinâmico (HDR) a partir das imagens selecionadas e adiciona o resultado à biblioteca como uma nova imagem no formato DNG. As imagens precisam estar alinhadas corretamente, o que significa que devem ser tiradas em um tripé resistente. Você também pode gerar HDRs com programas como o Luminance HDR e, posteriormente, importá-las para o darktable a fim de processá-las posteriormente. Observe que o darktable só pode criar imagens HDR a partir de arquivos RAW.
- duplicar
- Cria duplicatas das imagens selecionadas no darktable. Duplicatas compartilham o mesmo arquivo de imagem, mas cada duplicata tem seu próprio arquivo auxiliar XMP e uma entrada separada na base de dados da biblioteca do darktable. Isso permite que você teste diferentes edições na mesma imagem.
- rotação
- Executa uma rotação no sentido horário ou anti-horário nas imagens selecionadas. Um terceiro botão pode ser usado para redefinir a rotação da imagem para o valor armazenado nos dados Exif. Este recurso está diretamente vinculado ao módulo de processamento orientação – os ajustes feitos aqui são automaticamente convertidos em um item da pilha de histórico para esse módulo.
- copiar localmente
- Cria cópias locais das imagens selecionadas na unidade local. Essas cópias serão usadas quando as imagens originais não estiverem acessíveis (consulte cópias locais).
- atualizar cópia local
- Sincroniza o arquivo auxiliar XMP da cópia local de cada imagem selecionada com a cópia no armazenamento externo e remove as cópias locais. Observe que se uma cópia local foi modificada e o armazenamento externo não está acessível, a cópia local não será excluída (consulte cópias locais).
- agrupar
- Cria um novo grupo a partir das imagens selecionadas (consulte agrupamento de imagens).
- desagrupar
- Remove as imagens selecionadas de seu grupo (consulte agrupamento de imagens).
🔗aba de metadados
- caixas de seleção de tipo de metadados
- Escolha os tipos de metadados (classificações, etiquetas, metadados, cores, geoetiquetas) que você deseja operar.
- copiar
- Copia os tipos de metadados escolhidos da imagem selecionada para a área de transferência. Se você tiver mais de uma imagem selecionada ou nenhuma imagem selecionada, este botão estará indisponível.
- colar
- Cola quaisquer metadados da área de transferência nas imagens selecionadas.
- limpar
- Limpa os tipos de metadados escolhidos das imagens selecionadas.
- modo
- Ao colar metadados em imagens, esta opção controla se os metadados da área de transferência devem ser mesclados com os metadados existentes (mesclar) ou substituídos inteiramente (sobrescrever).
- atualizar EXIF
- Atualiza os dados Exif do arquivo de origem. Aviso: isso pode substituir algumas etiquetas e metadados que você alterou no darktable (como avaliações com estrelas).
- monocromático
- Sinaliza a imagem como monocromática, o que significa que ela receberá o tratamento de fluxo de trabalho específico para monocromático oferecido pelos módulos de processamento. Consulte a seção processar imagens monocromáticas para obter mais detalhes.
- cor
- Remove o sinalizador monocromático da imagem para que ela receba o tratamento de fluxo de trabalho padrão normalmente usado ao revelar fotos coloridas.