processamento

Controla como as imagens são processadas.

🔗processamento da imagem

usar sempre LittleCMS 2 ao aplicar o perfil de cor de saída
Se esta opção estiver ativa, o darktable usará a biblioteca de sistema LittleCMS 2 para aplicar o perfil de saída ao invés de suas próprias rotinas internas. Isto é significativamente mais lento que o padrão mas pode produzir resultados mais precisos em alguns casos.

Se o ICC fornecido é baseado em LUT ou contiver tanto LUT como uma matriz, o darktable usará o LittleCMS 2 para renderizar as cores independentemente do valor deste parâmetro (que é desativado por padrão).

interpolador de pixel (distorção)
O interpolador de pixel usado para rotação, correção da lente, distorcer, cortar e mudança de escala final.

Sempre que mudamos a escala ou distorcemos uma imagem devemos escolher um algoritmo de interpolação de pixel (consulte a wikipedia para obter mais detalhes). Para os módulos que realizam este tipo de operação, o darktable oferece aos opções do processo bilinear, bicúbico ou lanczos2. Em geral, o bicúbico é uma opção segura para a maioria dos casos e este é o valor padrão.

interpolador de pixel (mudança de escala)
O interpolador de pixel para mudar a escala. As mesmas opções que são fornecidas para os módulos que realizam operações de distorção, mas com a adição do lanczos3.

O lanczos3 pode causar superexposições de pixels provocando artefatos mas algumas vezes propicia uma aparência visual mais nítida. Esta opção somente é oferecida para algoritmos de transformação (mudar escala) e é seu valor padrão.

pasta raiz do LUT 3D
Define a pasta raiz (e subpastas) que contém os arquivos Lut usados pelo módulo LUT 3D.
auto-aplicar padrões do fluxo de trabalho
Seleciona quais módulos e ordem de módulos aplicar a novas edições de imagens RAW por padrão:
  • O fluxo de trabalho relativo à cena (fílmico) (padrão) considera que a maior parte do processamento será realizada em um espaço de cor RGB linear. Selecionar esta opção ativa automaticamente os módulos rgb fílmico, exposição e [calibração de cor]../module-reference/processing-modules/color-calibration.md) para novas edições e define a ordem dos módulos para v3.0 RAW.

    O módulo exposição inclui um ajuste automático de exposição de +0,7 EV (para fornecer um brilho de meio-tom comparável aos +0,5 a +1,2 EV normalmente adicionados pelas curvas de tom na câmera) e ativa automaticamente a opção “compensar exposição da câmera” para o filme. fluxo de trabalho. Ambas as configurações têm como objetivo fornecer um ponto de partida razoável para RAWs produzidos por uma ampla variedade de câmeras SLR e sem espelho, mas podem ser substituídas por uma predefinição aplicada automaticamente se os padrões produzirem imagens consistentemente escuras para sua câmera.

    Nos fluxos de trabalho relativos à cena, o módulo calibração de cores atua em conjunto com o módulo [balanço de branco](../module-reference/processing- módulos/white-balance.md) como a maneira moderna de lidar com o equilíbrio de branco e a adaptação cromática com ciência de cores aprimorada. Observe que ao usar o módulo de calibração de cores, o módulo de balanço de branco precisa estar ativo e configurado para o modo “Referência da câmera” (isso será feito automaticamente e avisos aparecerão se os dois módulos tiverem configurações inconsistentes). Ao usar ambos os módulos conforme prescrito, ainda é possível detectar automaticamente o equilíbrio de branco de uma área específica da imagem selecionando a ferramenta de seleção CCT na guia CAT de calibração de cores.

  • relativo à cena (sigmóide) segue as mesmas suposições e fluxo geral que relativo à cena (fílmico), com a exceção de que habilita automaticamente o módulo sigmóide para mapeamento de tons no lugar de rgb fílmico.

  • O fluxo de trabalho relativo à exibição (legado) é o modo legado (usado por padrão no darktable 2.6 e anteriores) e assume que a maior parte do processamento será realizada no espaço de cores Lab. Selecionar esta opção ativa automaticamente o módulo curva base para mapeamento de tons e define a ordem do módulo como legado. Este fluxo de trabalho usa apenas o módulo balanceamento de branco para adaptação cromática.

  • nenhum define a ordem do módulo para v3.0 RAW e usa o módulo balanceamento de branco para adaptação cromática. Nenhum outro módulo de exposição ou mapeamento de tons está habilitado por padrão.

auto-aplicar predefinições de curva base por câmera
Usa uma curva base por câmera por padrão (se disponível) ao invés de uma genérica. Isto deve ser usado em junto com o fluxo de trabalho relativo à exibição como definido acima (desligado por padrão).
detectar imagens monocromáticas
Ative esta opção para analisar as imagens durante a importação e etiquetá-las com darkroom|modo|monochrome se forem encontradas imagens monocromáticas. A análise se baseia na pré-visualização das imagens embutidas no arquivo importado (miniaturas). Isto torna mais conveniente o fluxo de trabalho com imagens monocromáticas, mas diminui a velocidade de importação, sendo por isso desligado por padrão.
mostrar mensagens de alerta
Ative esta opção para mostrar mensagens de alerta nos módulos de processamento onde configurações fora do padrão ou possivelmente danosas são usadas no pipeline. Estas mensagens podem algumas vezes ser um falso positivo (devido a uma configuração fora do padrão intencional) e podem ser ignoradas se você sabe o que está fazendo. Desative para ocultar estes avisos (ativado por padrão).

🔗CPU / memória

recursos do darktable
Escolha quanto da memória do seu sistema e da placa gráfica (GPU) será usada pelo darktable. Quatro opções são fornecidas por padrão:
  • pouca ocupa cerca de 20% da memória do sistema e 40% da memória da GPU. Isto pode ser aceitável em sistemas muito grandes, especialmente se você não estiver exportando imagens. Principalmente, porém, isso só pode ser recomendado se você estiver usando muitos outros aplicativos exigentes ao mesmo tempo que o darktable.
  • padrão ocupa aproximadamente 60% da memória do sistema e 70% da memória da GPU. Este modo é recomendado se você não estiver exportando muitas imagens, tiver pelo menos 16 Gb de memória de sistema e 4 Gb de memória GPU, e também estiver executando muitos outros aplicativos ao mesmo tempo que o darktable.
  • muita ocupa aproximadamente 75% da memória do sistema e 90% da memória da GPU. Esta é a melhor opção se você estiver usando apenas o darktable em seu sistema e/ou exportando muitas imagens.
  • irrestrita geralmente não é recomendado. Neste modo o darktable pode tentar usar mais memória do que o seu sistema tem disponível. Isso pode ser possível se o seu sistema usar troca quando toda a memória do sistema estiver ocupada, mas pode levar à instabilidade do sistema. Use este modo com cuidado, somente ao exportar imagens muito grandes que o darktable não consegue manipular de outra forma.

Consulte a seção ajuste de memória e desempenho para obter mais informações.

priorizar desempenho sobre qualidade
Ative esta opção para renderizar miniaturas e pré-visualizações em qualidades mais baixas. Isto aumenta a velocidade de renderização em até 4 vezes, sendo útil ao trabalhar em computadores mais lentos (desligado por padrão). Isto também melhora o desempenho de renderização de imagens na apresentação.

🔗OpenCL

ativar suporte ao OpenCL
Sua GPU pode ser usada pelo darktable para acelerar significativamente o processamento. A interface do OpenCL precisa de hardware adequado e controladores OpenCL em seu sistema. Se um destes requisitos não for encontrado a opção é esmaecida e não pode ser selecionada. O suporte ao OpenCL pode ser ligado e desligado a qualquer momento e seus efeitos são imediatos (ligado por padrão).
perfil de agendamento do OpenCL
Define como as tarefas de pré-visualização e vista completa do pixelpipe são agendadas em sistemas com o OpenCL ativado:
  • padrão: a GPU processa o pixelpipe da vista central; a CPU processa o pixelpipe das pré-visualizações;
  • GPU muito rápida: ambos os pixelpipes são processados sequencialmente na GPU;
  • múltiplas GPUs: ambos os pixelpipes são processados em paralelo nas diferentes GPUs – veja a seção múltiplos dispositivos para mais informações.
usar toda a memória do dispositivo
Habilite esta opção para permitir que o darktable use toda a memória OpenCL em todos os dispositivos, exceto por uma margem de segurança (headroom). O headroom padrão é 600 MB, mas também pode ser especificado por dispositivo.
Drivers OpenCL
Na maioria dos casos o darktable é capaz de encontrar o driver OpenCL correto, mas isso depende de como seu sistema operacional lida com a instalação. De modo geral, o darktable deve:
  • não usar drivers não confiáveis
  • possui apenas um driver ativo por dispositivo de hardware. Os problemas são normalmente encontrados onde o driver fornecido pelo fornecedor está instalado bem como outro driver (como rusticl) ou (no Windows) onde o driver OpenCLon12 foi instalado através do OpenCL Compatibility Pack.

Chaves de alternância são oferecidas para a maioria dos drivers disponíveis, embora em hardware mais exótico, como placas ARM, você terá que ativar a opção de fallback “outras plataformas”. Selecione os drivers que deseja usar na lista. Se você suspeitar que um driver está com defeito, você pode desativá-lo explicitamente aqui.

Consulte a seção ajuste de memória e desempenho para obter mais informações.

translations