importar, classificar e etiquetar imagens

Quando você deseja editar algumas imagens novas no darktable, o primeiro passo é adicioná-las à biblioteca do darktable com o módulo da mesa de luz importar . Isto só criará entradas para as imagens importadas na base de dados da biblioteca do darktable para que ele possa acompanhar as mudanças que você fizer. Existem três métodos para importar imagens:

adicionar imagens à biblioteca
Você pode adicionar imagens à biblioteca sem copiá-las ou movê-las no seu sistema de arquivos usando o botão “adicionar à biblioteca” no módulo “importar”. Ao adicionar imagens, o darktable irá ler os metadados internos da imagem e qualquer arquivo XMP sidecar que a acompanhe. Se uma imagem já tiver sido adicionada ao banco de dados, ela será ignorada (ainda que qualquer atualização no arquivo sidecar seja carregada). A localização de cada imagem é guardada no banco de dados da biblioteca, mas o darktable não copiará ou moverá os arquivos para nenhum local específico.
copiar & importar
Isto é o mesmo que a opção anterior, mas também lhe permite ter uma cópia destas imagens em um novo local (seguindo o padrão de nomenclatura de arquivos definido em preferências> importar), antes de carregar as imagens copiadas para a biblioteca.
copiar & importar da câmera
Para importar imagens da câmera, primeiro conecte a câmera ao seu computador com um cabo USB. Se seu sistema tentar montar automaticamente os arquivos da câmera, você deve cancelar a operação de montagem, caso contrário a câmera não poderá ser acessada a partir do darktable. Se você não ver sua câmera listada no módulo de importação, pressione o botão “buscar por dispositivos”. Uma vez que sua câmera seja detectada, o módulo de importação oferece a possibilidade para copiar & importar as imagens da câmera ou realizar o acesso remoto de sua câmera enquanto tira fotos. Da mesma maneira que o botão “copiar & importar”, o darktable copiará fisicamente os arquivos importados da câmera para o diretório especificado seguindo o padrão de nomeação definido em preferências> importar.

Uma vez que as imagens tenham sido adicionadas à biblioteca, elas serão exibidas na vista da mesa de luz. Por padrão, novas imagens receberão uma classificação de uma estrela.

Existem muitas formas diferentes de administrar um conjunto de fotografias recém importado, como atribuir etiquetas e ajustar suas classificações. Consulte a seção gerenciamento de ativos digitais para obter mais informações.

Um exemplo de fluxo de trabalho poderia ser:

  1. Configure a vista da mesa de luz para mostrar fotos com exatamente uma classificação de 1 estrela.
  2. Realize uma seleção rápida de primeiro nível de suas fotos. Se alguma foto está muito desfocada ou não é desejada, rejeite-a com a tecla R, ou atribua uma classificação de 0 estrelas. Se uma foto parece razoável e deve passar para a fase seguinte, pressione 2 para classificá-la como 2 estrelas. As fotos que já não tenham uma classificação de 1 estrela desaparecerão automaticamente da vista. Continue desta maneira até que tenha completado o primeiro nível de avaliação.
  3. Configure a vista da mesa de luz para mostrar somente fotos com uma classificação de 2 estrelas. Revise suas fotos previamente selecionadas com mais cuidado e decida se irá promovê-las a 3 estrelas, rebaixá-las a 1 estrela ou rejeitá-las.
  4. Dedique algum tempo para realizar uma edição rápida de suas fotos de 3 estrelas para ver se vale a pena conservá-las. Se estiver satisfeito com os resultados, você pode criar uma etiqueta para a foto e promovê-la para 4 ou 5 estrelas.
  5. Revise suas fotos de 4 e 5 estrelas, realize as edições finais, imprima-as, publique-as no site de seu portfólio etc, e desfrute da grande quantidade de elogios que receberá!
  6. Se o espaço for escasso, é possível que você considere excluir permanentemente suas imagens rejeitadas ou com 0 estrela. Selecione estas imagens na mesa de luz e use a opção ‘remover (lixeira)’ no módulo imagens selecionadas. Provavelmente você só deveria fazer isso em fotos que tem certeza de nunca irá precisar novamente.

Translations