editar uma imagem: visão geral do fluxo de trabalho

Esta seção o guiará pelo básico do desenvolvimento de uma imagem na sala escura, aonde um arsenal de módulos está disponível para auxiliá-lo a alcançar seus objetivos criativos.

Para começar, abra uma imagem na sala escura fazendo um duplo-clique em sua miniatura na vista mesa de luz.

Cada mudança que você fizer na imagem na sala escura se converte em um elemento da pilha do histórico. O histórico é armazenada em uma base de dados no arquivo sidecar XMP para esta imagem. Todas as mudanças são automaticamente armazenadas quando você alterna de imagem ou de uma vista do darktable para outra. Você pode sair da sala escura ou do darktable a qualquer momento e retornar mais tarde para continuar seu trabalho. Por esta razão o darktable não precisa de um botão para “salvar” e de fato não possui um.

No painel esquerdo da vista da sala escura esta o módulo histórico, que lista as mudanças que você fez, iniciando de baixo – cada edição adiciona um novo item até o topo da pilha. Você pode selecionar um ponto anterior do histórico para mostrar como a imagem estava neste ponto. A pilha pode ser comprimida para remover pontos intermediários redundantes em suas edições – quando estiver satisfeito com que fez, simplesmente comprima a pilha de histórico. Note que todas as edições acima da entrada selecionada do histórico são permanentemente excluídas quando você comprime a pilha de histórico.

Uma grande quantidade de módulos de processamento são fornecidos com o darktable, organizados em grupos de módulos. Estes grupos são acessados por meio dos botões no topo do painel direito, logo abaixo do histograma.

🔗selecionando um fluxo de trabalho

Ao processar uma imagem, uma sequência de módulos de processamento é aplicado. Esta sequência é conhecida como pixelpipe.

edit-overview

  1. Os módulos relativos à cena foram pensados para processar os valores de pixel que são proporcionais à quantidade de luz coletada pela câmera na cena. O alcance dinâmico de uma imagem na seção relativa à cena do pixelpipe é frequentemente maior que o da mídia de exibição.

  2. Em algum momento na pixelpipe, esses valores de pixel são comprimidos por um módulo de mapeamento de tons em uma faixa dinâmica menor, mais apropriada para exibição em um monitor ou impressão.

  3. Os módulos restantes operam nesta seção não linear relativo à exibição do pixelpipe para produzir a imagem de saída final.

Dois fluxos de trabalho padrão são oferecidos no darktable, que definem o ponto de partida padrão para suas edições:

  • _fluxo de trabalho relativo à cena _ assume que você fará a maior parte do seu pós-processamento na parte relativa à cena do pixelpipe, e realizará a compressão do alcance dinâmico (para o espaço relativo à exibição) tão tarde quanto possível. Este é o fluxo de trabalho padrão e recomendado para o darktable. Utiliza o módulo rgb filmico para realizar a compressão de tons e aplica um ajuste de exposição padrão.

  • _fluxo de trabalho relativo à exibição _ é um modo de fluxo de trabalho legado e funciona de maneira semelhante à maioria dos demais programas de processamento de imagens. Neste modo a compressão do mapa de tons é realizada bem mais cedo no pixelpipe e, por isso, muitos dos módulos operam no espaço relativo à exibição. Utiliza o módulo curva base para realizar a compresão do mapa de tons.

Uma terceira opção é definir o fluxo de trabalho padrão para nenhum. Neste caso, a ordem de módulos do fluxo de trabalho relativo à cena será utilizada por padrão, porém nenhum dos módulos anteriores será aplicado automaticamente. Cabe ao usuário ajustar o mapa de tons e reordenar os módulos quando necessário. Você pode mudar o fluxo de trabalho padrão em preferências > processamento > auto-aplicar defaults do fluxo de trabalho da pixelpipe.


Nota: ao alternar entre os valores padrão do fluxo de trabalho relativo à cena e relativo à exibição, a nova configuração só será aplicada para imagens novas, recém carregadas. Se você carregou uma imagem na sala escura usando uma configuração diferente de fluxo de trabalho, você precisa descartar suas edições anteriores e reiniciar seu fluxo de trabalho. Vá para o módulo histórico na vista da sala escura e pressione o botão para redefinir parâmetros.


Translations