histograma

Uma representação gráfica dos níveis de luz da imagem desenvolvida.

histograma

Mova o mouse sobre o painel para mostrar os botões que permitem o ajuste do display. O botão mais à esquerda alterna o modo entre um histograma “comum”, um histograma em forma de onda, e um vetoroscópio. O botão seguinte controla como os dados para o modo atual são exibidos. No caso dos histogramas regulares e em formato de ondas, os três quadrados coloridos mais à direita são alternadores que habilitam ou desabilitam a exibição dos canais de cor vermelha, verde e azul.

Quando o mouse estiver sobre o painel do histograma, role com o mouse enquanto mantém pressionada a tecla Ctrl para alterar a altura do painel. Você pode mostrar/ocultar o histograma inteiramente com um atalho de teclado (padrão Ctrl + Shift + H).

Por motivos de desempenho, a exibição do histograma é calculada a partir da visualização da imagem (a imagem exibida no módulo [navegação] (../darkroom/navigation.md),) em vez da imagem de qualidade superior exibida na vista central. A visualização é calculada em uma resolução mais baixa e pode usar atalhos para ignorar as etapas de processamento de imagem mais demoradas. Portanto, a exibição pode não representar com precisão os detalhes finos da imagem e pode se desviar de outras maneiras da imagem final revelada.

🔗o histograma “comum”

histograma-regular

O histograma normal mostra a distribuição de pixels por luminosidade para cada canal de cor.

Em seu estado padrão, os dados para todos os três canais de cores RGB são exibidos. O eixo x vai de 0% a 100% de luminosidade para cada canal. O eixo y fornece a contagem de pixels com a luminosidade fornecida.

Clique no segundo botão à extrema esquerda no painel para alternar entre uma renderização logarítmica e uma linear dos dados do eixo y.

🔗forma de onda

histograma-forma-de-onda

O escopo da forma de onda também inclui dados espaciais sobre a imagem.

O eixo x da forma de onda representa o eixo x da imagem - o lado direito da forma de onda representa o lado direito da imagem e o lado esquerdo da forma de onda representa o lado esquerdo de a imagem.

O eixo y representa a distribuição de pixels por luminosidade para cada canal - a linha pontilhada no topo representa 100% de luminosidade (os valores acima podem ser cortados), a linha pontilhada no meio representa 50% de luminosidade e a parte inferior da forma de onda representa 0% de luminosidade.

O brilho de cada ponto na forma de onda representa o número de pixels na posição dada (o eixo x) com a luminosidade dada (o eixo y).

Tal como acontece com o histograma “normal”, você pode exibir seletivamente cada um dos canais vermelho, verde e azul, clicando nos botões apropriados.

Veja [Sobre Histogramas e Formas de Onda] (https://www.darktable.org/2013/12/of-histograms-and-waveforms/) para mais informações sobre o escopo da forma de onda do darktable.

🔗exibição rgb

histogram-parade

O escopo da exibição rgb mostra os mesmos dados que a forma de onda, mas com os canais vermelho, verde e azul apresentados lado a lado.

Quando no modo de forma de onda, clicar no segundo botão à esquerda no painel alterna entre a forma de onda (sobreposta) e a renderização dos dados na exibição RGB.

A exibição RGB pode ser útil para combinar as intensidades dos canais vermelho, verde e azul. Também pode ajudar a compreender as diferenças e qualidades individuais de cada canal.

🔗vetoroscópio

histograma-vectoroscópio

O vetoroscópio mostra a [cromaticidade] (https://en.wikipedia.org/wiki/Chromaticity) sem levar em conta a luminosidade ou os dados espaciais.

A distância do centro do gráfico representa o croma e o ângulo representa a matiz. As áreas do gráfico são colorizadas de acordo com a cromaticidade da cor correspondente na imagem. O gráfico representa o “volume” da cor, reproduzindo as cores usadas com mais frequência na imagem em tons mais claros.

A escala de croma do vetoroscópio pode ser linear ou logarítmica. Clique no segundo botão mais à esquerda no painel para alternar o modo.

O vetoroscópio pode descrever a imagem em qualquer um dos espaço de cores CIELUV ou JzAzBz. Clicar no terceiro botão mais à esquerda no painel alterna entre u*v* e AzBz. O gráfico CIELUV será mais rápido para calcular e é um padrão bastante conhecido. O JzAzBz pode dar a percepção de mais precisão.

O gráfico inclui um “anel de matiz” que representa o croma máximo de cada matiz (em RGB limitado) do perfil do histograma atual. Os primários/secundários RGB são marcados por círculos.

🔗ressalvas

  • O anel de matiz não é uma [verificação de gama] (../darkroom/gamut/), pois uma cor pode estar dentro do anel de tonalidade, mas fora da gama devido à sua sombra/luminosidade.

  • Ao ajustar uma imagem com base em um verificador de cores, resultados mais rápidos e precisos virão com o uso de [calibrar com um verificador de cores](../../processing-modules/color-Calibration/#extracting-settings-using-a-verificador de cores) no módulo calibração de cores.

  • O vetoroscópio não possui uma “linha de tom de pele”, que é uma generalização falha ao invés de um padrão universal.

  • O vetoroscópio representa uma codificação colorimétrica de uma imagem, que inevitavelmente diverge da percepção que o observador tem da imagem.

🔗ajuste de exposição

Os histogramas “regulares” e de estilo de forma de onda podem ser usados para alterar diretamente a exposição e o nível de preto do módulo _exposure _.

Para o histograma normal, clique no lado direito do histograma e arraste para a direita para aumentar ou arraste para a esquerda para diminuir a exposição. De maneira semelhante, você pode controlar o nível de preto clicando e arrastando no lado esquerdo.

Para gráficos no estilo de forma de onda, arraste a parte superior do histograma para cima/para baixo para aumentar/diminuir a exposição. Arraste a parte inferior para cima/para baixo para aumentar/diminuir o nível de preto.

Você também pode rolar na área apropriada - em vez de arrastar - para ajustar a exposição e o ponto preto. Clique duas vezes no histograma para redefinir os parâmetros do módulo de exposição para seus padrões.

🔗perfil de histograma

Os dados da imagem são convertidos para o perfil do histograma antes que o histograma seja calculado. Você pode escolher este perfil clicando com o botão direito nos ícones soft-proof ou gamut check ícones no painel inferior e depois selecionar o perfil de interesse. Quando a prova digital ou a verificação de gama estão ativadas, o histograma é mostrado no perfil de prova digital.

Conforme o histograma é executado no final do pixelpipe de visualização, ele recebe dados no espaço de cores do display. Se você estiver usando um espaço de cores de vídeo que não é “bem comportado” (isso é comum para um perfil de dispositivo), as cores que estão fora da gama do perfil de vídeo podem ser cortadas ou distorcidas.

Translations