instantânea
Armazena capturas instantâneas de imagens processadas e compara com a edição atual.
As capturas instantâneas podem ser obtidas em qualquer ponto do processo de revelação e, posteriormente, sobrepostas na visualização central atual. Isso permite que você faça uma comparação lado a lado (por padrão, esquerda=captura instantânea, direita=edição atual) enquanto ajusta os parâmetros de um módulo. Isso também pode ser combinado com o módulo pilha de histórico para comparar uma instantânea com os diferentes estágios do processamento.
Para obter uma captura instantânea, clique no botão captura instantânea. Acima do botão, você verá uma lista das capturas instantâneas que foram obtidas para esta sessão de edição. O nome de cada captura instantânea reflete o nome do módulo selecionado na pilha de histórico e sua posição no momento em que a captura instantânea foi obtida. Você pode escolher seu próprio rótulo para uma captura pressionando Ctrl+clique no nome da captura – ela será exibida após o nome do módulo, separado por um marcador.
Clique no nome de uma captura instantânea para exibi-la – isso permite uma visão dividida entre a imagem da captura instantânea salva e o estado atual da imagem processada. Você pode controlar a posição da linha de divisão clicando e arrastando a linha com seu mouse. Se você passar o mouse sobre a linha de divisão, um pequeno ícone de rotação aparecerá no centro da linha. Clique neste ícone para alternar entre as visualizações divididas na vertical e na horizontal – as posições da instantânea e da imagem atual serão giradas no sentido anti-horário, permitindo que você escolha se elas aparecem na parte superior, inferior, esquerda ou direita da tela.
A todo momento, uma seta contendo a letra “S” (de snaphot, ou seja, captura instantânea) é exibida para indicar qual lado da imagem é o da captura instantânea e qual é o da edição atual.
Você pode deslocar ou ampliar a imagem ao usar a visualização de instantâneo usando o teclado ou o mouse. Para deslocar com o mouse, você precisará segurar a tecla “a” enquanto clica e arrasta (esta tecla pode ser configurada em [preferências > atalhos > vistas > sala escura > forçar arrastar & zoom com o mouse](../../. ./preferences-settings/shortcuts.md)).
Clique no nome da captura instantânea novamente para desativar a sobreposição e retornar à sua sessão de edição. Clique no botão de redefinir do módulo para remover todas as capturas instantâneas existentes.
Nota: As capturas instantâneas são retidas durante a sua sessão do darktable. Isso significa que você também pode usar capturas instantâneas para comparar com outra imagem. Basta navegar até essa imagem e habilitar a visualização da captura instantânea normalmente. Ao fazer isso, uma seta aparece no nome do instantâneo para indicar que não foi obtido da imagem atual – passe o mouse sobre o nome para ver o nome da imagem de origem em uma dica de ferramenta).