pontilhar ou posterizar

Este módulo elimina alguns dos artefatos de banda que podem ocorrer quando os dados internos de ponto flutuante de 32 bits do darktable são transferidos para um formato de saída discreto de 8 ou 16 bits para visualização ou exportação. Também pode ser usado para efeitos criativos de posterização.

Apesar de não ser um problema inerente dos módulos do darktable, algumas operações podem provocar bandas se elas produzirem um gradiente de luminosidade na imagem. Para mitigar os possíveis artefatos, considere ativar a matização ao usar vinheta ou densidade graduada. Isto é especialmente relevante para imagens com áreas homogêneas extensas como o céu sem nuvens. Tenha cuidado também com os artefatos de banda ao usar um gradiente de máscara desenhada.

Ver uma imagem matizada em uma profundidade muito baixa a partir de determinada distância (por exemplo, “Floyd-Steinberg 1-bit P&B”) dará a impressão de uma imagem em escala de cinza homogênea. O darktable tenta imitar esta impressão ao representar imagens matizadas na visa central, na janela de navegação e nas miniaturas. Isto é obtido matizando essas imagens em um número maior de níveis na escala de cinza. Note que, como consequência, o módulo histograma – cujos dados são derivados da janela navegação – mostrará este maior número de níveis e, portanto, não coincidirá completamente com a imagem de saída.

🔗controles do módulo

método
Selecione o método de matização a usar.

Floyd-Steinberg (padrão): Distribui sistematicamente os erros de quantificação de pixels vizinhos. Este método pode ser selecionado com algumas profundidades de saída típicas. Alternativamente, você pode selecionar Floyd-Steinberg auto, que se adapta automaticamente ao formato de saída desejado.

aleatório: Este método somente adiciona um certo nível de aleatoriedade para romper as bandas de valores tonais nítidos.

posterização: Este método quantiza os valores de pixel no número indicado de níveis distintos por canal de cor (semelhante ao Floyd-Steinberg), mas não redistribui os erros de quantização, produzindo uma posterização. A seleção de dois níveis por canal produz oito cores de saída possíveis, três níveis produzem 27 cores (3x3x3) e assim por diante. Use outros módulos que afetam cores ou curvas de tons (como equalizador de tons ou balanço de cores rgb) para ajustar quais pixels produzem quais cores posterizadas. Você também pode usar vários modos de mesclagem para controlar as cores do resultado.

amortecimento (somente no método “aleatório”)
Controla o nível de ruído aleatório adicionado expresso como um fator de amortecimento em uma base de 10*log 2. Um valor de -80 é adequado para formatos de saída de 8 bits, pois corresponde a uma alteração máxima de um dos 256 níveis possíveis; -160 é uma boa opção para saída de 16 bits.

translations