cópias locais

Muitos usuários possuem coleções de imagens imensas armazenadas em discos rígidos adicionais em seu computador pessoal ou em mídias de armazenamento externo (NAS RAID, discos rígidos externos etc).

É uma necessidade comum trabalhar uma série de imagens durante uma viagem usando um laptop e então mais tarde sincronizá-las na mídia de armazenamento original. No entanto, copiar imagens manualmente de um armazenamento principal para um laptop e vice versa é trabalhoso e propenso a erros. A funcionalidade de “cópias locais” do darktable foi desenvolvida para suportar estes casos de uso.

Você pode criar cópias locais das imagens selecionadas a partir da mesa de luz. Cópias locais são sempre usados quando presentes, fornecendo acesso continuado às imagens mesmo que o armazenamento externo não esteja mais conectado. Em um momento posterior, quando seu armazenamento primário for reconectado, você pode sincronizar os arquivos sidecar XMP de volta para o armazenamento, removendo qualquer cópia local. Estas operações podem ser encontradas no módulo selecionar imagens na mesa de luz.

Por segurança, se cópias locais existirem e o armazenamento externo estiver disponível, os sidecars XMP locais serão automaticamente sincronizados na inicialização.

As cópias locais são armazenadas no diretório $HOME/.cache/darktable e são nomeadas img-<ASSINATURA>.<EXT> (onde ASSINATURA é uma assinatura hash (MD5) do nome do caminho completo e EXT é a extensão do nome do arquivo original).

As cópias locais podem ser identificadas na vista da mesa de luz por um marcador branco na parte superior direita da miniatura. Além disso, todas as cópias locais possuem a etiqueta darktable|local-copy para poderem ser facilmente selecionadas.

Translations