máscaras paramétricas

A ferramenta de máscara paramétrica oferece controle fino seletivo sobre como pixels individuais são mascarados. Isso é feito através da geração automática de uma máscara intermediária de mistura a partir dos parâmetros definidos pelo usuário. Estes parâmetros são coordenadas de cores ao invés das coordenadas geométricas usadas em máscaras desenhadas.

Para cada canal de dados de um módulo (por exemplo Lab, RGB) e vários canais virtuais de dados (por exemplo matiz, saturação) você pode construir uma função de opacidade por canal. Dependendo do valor do pixel para um canal de dados, esta função calcula um fator de mistura entre 0 e 1 (100%) para aquele pixel.

Cada pixel em uma imagem tem, portanto, diferentes fatores de mistura para cada um de seus canais de dados. Todos os fatores de mistura são finalmente multiplicados (pixel-por-pixel), junto com o valor global do deslizador de opacidade, para formar uma máscara paramétrica completa para a imagem.

Se a máscara de mistura tem um valor zero para um dado pixel, a entrada do módulo permanece inalterada. Se a máscara de mistura tem valor um (100%) para um pixel, o módulo tem efeito completo.

🔗abas de canal

Clique em uma das abas de canal para selecionar um canal de dados a usar para construir sua máscara.

Módulos atuando no espaço de cores (relativo-ao-display) Lab tem canais de dados para L, a, b, C (croma do LCh) e h (matiz do LCh).

Módulos atuando no espaço de cores RGB relativo ao display tem canais de dados para g (cinza), R, G, B, H (matiz do HSL), S (saturação do HSL), e L (brilho do HSL).

Módulos atuando no espaço de cores RGB relativo à cena tem canais de dados para g (cinza), R, G, B, Jz (componente de luminância do JzCzhz), Cz (croma, ou saturação, do JzCzhz), e hz (matiz do JzCzhz). O espaço de cores JzCzhz é uma representação polar do espaço de cores Jzazbz, da mesma forma que o LCh é uma representação polar do espaço de cores Lab. No entanto, Jzazbz é muito melhor para imagens com faixa dinâmica alta e menos suscetível a deslocamentos de matiz do que o espaço Lab.

Consulte a Wikipedia para mais detalhes sobre estes espaços de cores.

Dois deslizadores podem ser mostrados para cada canal de dados associados: um que trabalha nos dados de entrada que o módulo recebe e um que trabalha nos dados de saída que o módulo produz antes da mistura. Os deslizadores para canais de saída de dados são escondidos por padrão e podem ser mostrados usando a opção mostrar canais de saída no menu de mistura.

O deslizador fator de ganho permite estender a faixa de valores dos deslizadores da máscara paramétrica. Ele pode ser usado em edição relativa à cena, onde os valores de luminância podem se estender além de 100%, para lidar com realces. Este deslizador só está disponível para canais onde faz sentido.

deslizadores de entrada e de saída

🔗inspecionando canais de dados e máscaras

Pressione a letra C enquanto passa o mouse sobre o deslizador de um canal de entrada/saída para ver os dados de entrada/saída daquele canal de cor. O centro da imagem muda para mostrar aquele canal de cor em valores de tons de cinza ou em cores falsas, dependendo da configuração em preferências > sala escura > mostrar canais individuais de cores.

Pressione a legra M para ver uma sobreposição na imagem que mostra a máscara resultante para aquele deslizador.

Quando o ponteiro do mouse sai do deslizador a imagem retorna ao normal depois de um curto tempo.

🔗modo linear / log

Pressione a letra A enquanto estiver sobre controle deslizante para alterar a tela para o modo ‘logarítmico’. Este modo proporciona um controle mais preciso das sombres. Pressiona A novamente para retornar ao modo ‘linear’.

🔗controles deslizadas de entrada/saída de canal

Com cada controle deslizante de canal, você pode construir uma função de opacidade trapezoidal. Paa este propóstio, existem quatro marcadores por controle deslizante. Os dois triângulos preenchidos acima do controle deslizante marcam o intervalo de valores onde a opacidade é 1. Os dois triângulos vazados abaixo do controle deslizante marcam o intervalo de valores onde a opacidade é 0. Pontos intermediários entre completo e zero recebem uma opacidade proporcional.

Os triângulos preenchidos, ou marcadores internos, indicam o lado fechado (em sua maioria mais estreito) da função trapezoidal. Os triângulos vazados, ou marcadores externos, indicam o lado aberto (em sua maioria mais amplo) da função trapezoidal. A sequência dos marcadores sempre permanece sem modificações: eles podem tocar-se, mas não podem trocar de posição.

Um botão (+/-) de polaridade à direita de cada controle deslizante alterna entre os modos de “seleção de intervalo” e “remover seleção de intervalo”, com confirmação visual ao alternar entre os marcadores triangulares superiores e inferiores. Estes dois tipos de função trapezoidal são representados graficamente nas imagens a seguir.

seleção de intervalo

range select slider

range select graph

cancelar seleção de intervalo

range deselect slider

range deselect graph

Em seu estado padrão, todos os marcadores estão em suas posições extremas.

Neste estado, uma função de seleção de intervalo seleciona todo o intervalo de valores fornecendo uma máscara de “todo à 100%”. A partir daí, pode-se mover os controles deslizantes para dentro para excluir gradualmente mais e mais partes da imagem, com exceção do intervalo estreito restante.

Ao contrário, uma função para cancelar a seleção de intervalo (habilitada ao alternar a polaridade) por padrão cancela a seleção de todo o intervalo de valores, fornecendo uma máscara “tudo-zero” como ponto de partida. Mover os controles deslizantes para dentro gradualmente inclui mais e mais partes da imagem, exceto pelo intervalo estreito restante.

🔗seletores de cor

Com o botão seletor de cor da esquerda você pode selecionar um ponto ou área de sua imagem. Os valores correspondentes para os canais reais e virtuais são então exibidos dentro de cada controle deslizante de canal de cor.

Com o botão seletor de cor da direita, você pode automaticamente definir os valores do controle deslizante com base no intervalo selecionado. Clique e arraste para definir os parâmetros do controle deslizante de entrada a partir do retângulo desenhado; Ctrl+clique e arraste para definir os parâmetros para o controle deslizante de saída.

🔗inversão

Clique o botão inverter acima dos deslizadores para inverter a polaridade de toda a máscara paramétrica. Isto é diferente de usar os botões ao lado dos deslizadores individuais, que somente invertem os parâmetros para aquele deslizador/canal.

🔗reinicializar

Clique o botão de reinicializar acima dos deslizadores para reverter todos os parâmetros da máscara paramétrica para seus valores padrão.

Translations