foco máximo
Identifica quais partes da imagem contêm detalhes de alto contraste, como bordas e texturas, que geralmente são um guia útil para nitidez e, portanto, foco.
Ative o módulo clicando no ícone . As partes mais nítidas da imagem serão destacadas com uma sobreposição amarela, verde e azul:
O foco máximo funciona filtrando a maior parte do ruído da imagem, medindo os gradientes de intensidade na imagem e calculando as estatísticas de média e desvio padrão. Quando o gradiente de uma borda difere significativamente da média, os pixels associados são marcados com um “mapa de calor” indicando o quão nítida é a borda.
-
amarelo representa um salto grande (6σ) no gradiente, indicando uma borda muito acentuada.
-
verde representa um salto médio (4σ) no gradiente, indicando uma borda razoavelmente nítida.
-
azul representa um salto pequeno (2σ) no gradiente, indicando uma borda ligeiramente nítida.
Nota: Embora o algoritmo neste módulo geralmente faça um bom trabalho ao localizar as partes mais nítidas de uma imagem, ele não detecta necessariamente se uma imagem é nítida. Além disso, como utiliza contraste local para detectar nitidez, também destacará as bordas de objetos escuros contra fundos claros (e vice-versa), mesmo que essas bordas estejam desfocadas. Como ele é executado no final do pixelpipe, ele também pode detectar os resultados de qualquer ajuste de nitidez que você executou no darktable.
A imagem exemplo a seguir foi tirada com uma grande abertura para propiciar uma pequena profundidade de campo, e você pode ver como a câmera focalizou o caractere chinês escrito na segunda lanterna vermelha na frente. Também há hastes das flores rosas que se enquadram na área de nitidez aceitável em torno do plano focal, e também foram marcadas com amarelo e verde.