misturador de canais (obsoleto)
Note que este módulo está obsoleto desde o darktable 3.4 e já não deveria mais ser usado para novas edições. Em seu lugar, use o módulo calibração de cor.
Uma ferramenta simples mas poderosa para administrar canais de cor.
Este módulo aceita canais de vermelho, verde e azul como entrada e fornece canais vermelho, verde, azul, de matiz, de saturação e de luminosidade como saída. Isto permite controlar de maneira independente o quanto cada canal de entrada contribui para cada canal de saída.
🔗multiplicação de matriz RGB
Você pode pensar no misturador de canais como um tipo de multiplicação de matriz entre uma matriz 3x3 e os valores de entrada [R G B].
┌ R_saída ┐ ┌ Rr Rg Rb ┐ ┌ R_entrada ┐
│ G_saída │ = │ Gr Gg Gb │ X │ G_entrada │
└ B_saída ┘ └ Br Bg Bb ┘ └ B_entrada ┘
Se, por exemplo, você tiver obtido uma matriz para transformar um espaço de cores em outro, você pode entrar os coeficientes da matriz no misturador de canais da seguinte maneira:
-
configure o destino para vermelho e, em seguida, defina os valores Rr, Rg e Rb usando os controles vermelho, verde e azul.
-
configure o destino para verde e, em seguida, defina os valores Gr, Gg e Gb usando os controles vermelho, verde e azul.
-
configure o destino para azul e, em seguida, defina os valores Br, Bg e Bb usando os controles vermelho, verde e azul.
Por padrão, o misturador de canais simplesmente copia os canais de entrada [R G B] diretamente para os canais de saída correspondentes. Isto equivale a multiplicar pela matriz de identidade:
┌ R_saída ┐ ┌ 1 0 0 ┐ ┌ R_entrada ┐
│ G_saída │ = │ 0 1 0 │ X │ G_entrada │
└ B_saída ┘ └ 0 0 1 ┘ └ B_entrada ┘
Como um caso de uso de exemplo, a seguinte matriz é útil para controlar luzes de LED azuis fora do gama tornando-as mais magenta:
┌ 1,00 -0,18 0,18 ┐
│ -0,20 1,00 0,20 │
└ 0,05 -0,05 1,00 ┘
Neste caso, é útil usar uma máscara paramétrica para limitar o efeito do misturador de canais somente às cores problemáticas.
Uma versão mais intuitiva do que fazem os controles deslizantes do misturador de canais:
-
Para o destino do vermelho, ajustar os controles para a direita farão com que as áreas R, G ou B fiquem mais vermelhas. Mover para a esquerda, fará com que estas áreas fiquem mais ciano.
-
Para o destino do verde, ajustar os controles para a direita farão com que as áreas R, G ou B fiquem mais verdes. Mover para a esquerda, fará com que estas áreas fiquem mais magenta.
-
Para o destino do azul, ajustar os controles para a direita farão com que as áreas R, G ou B fiquem mais azuis. Mover para a esquerda, fará com que estas áreas fiquem mais amarelo.
🔗monocromático
Outra aplicação muito útil do misturador de canais é a capacidade de misturar os canais para produzir uma saída em escala de cinza, uma imagem monocromática. Use o destino cinza e configure os controles de vermelho, verde e azul para controlar quanto contribui cada canal ao brilho de saída. Isto é equivalente a seguinte multiplicação de matrizes:
CINZA_saída = [ r g b ] X ┌ R_entrada ┐
│ G_entrada │
└ B_entrada ┘
Quando se trata de tons de pele, os pesos relativos dos três canais afetarão o nível de detalhe da imagem. Colocar mais peso no vermelho (por exemplo, [0,9, 0,3, -0,3]) fará com que os tons de pele sejam suaves, enquanto enfatizar o verde (por exemplo, [0,4, 0,75, -0,15]) ressaltará mais detalhes. Em ambos os casos, o canal azul é reduzido para evitar enfatizar a textura de pele não desejada.
Diferentes tipos de películas tradicionais em preto e branco possuem diferentes sensibilidades às cores vermelho, verde e azul, e isto pode ser simulado configurando os coeficientes de destino de cinza de maneira adequada. O módulo misturador de canais possui várias predefinições incorporadas que podem ser usadas para atingir este objetivo.
🔗controles do módulo
- destino
- Selecione o canal de destino que será afetado pela configuração do controle deslizante imediatamente abaixo. Os canais de destino vermelho, verde e azul são utilizados para a mistura de cores como descrito na seção multiplicação de matrizes acima. O canal cinza é utilizado para criar imagens em escalas de cinza como descrito na seção monocromático anterior. Também é possível definir os canais de entrada R, G e B para produzir valores HSL (matiz, saturação e luminosidade) na saída, ainda que esta seja uma aplicação muito especializada.
- vermelho
- Define quanto deve contribuir o canal de entrada vermelho ao canal de destino selecionado.
- verde
- Define quanto deve contribuir o canal de entrada verde ao canal de destino selecionado.
- azul
- Define quanto deve contribuir o canal de entrada azul ao canal de destino selecionado.