formatos de arquivo suportados

O darktable suporta uma grande quantidade de formatos de arquivos de vários fabricantes de câmeras. Além disso, o darktable pode ler uma ampla gama de imagens de alto e baixo alcance dinâmico – principalmente para intercâmbio entre o darktable e outro software.

Para que o darktable considere um arquivo para importação, ele deve ter uma das seguintes extensões (independentemente da capitalização): 3FR, ARI, ARW, BAY, BMQ, CAP, CINE, CR2, CRW, CS1, DC2, DCR, DNG, GPR, ERF, FFF, EXR, IA, IIQ, JPEG, JPG, K25, KC2, KDC, MDC, MEF, MOS, MRW, NEF, NRW, ORF, PEF, PFM, PNG, PXN, QTK, RAF, RAW, RDC, RW1, RW2, SR2, SRF, SRW, STI, TIF, TIFF, X3F

Se o darktable foi compilado com suporte ao JPEG2000, serão reconhecidas as seguintes extensões: J2C, J2K, JP2, JPC.

Se o darktable foi compilado com suporte ao GraphicsMagick, também serão reconhecidas as seguintes extensões: BMP, DCM, GIF, JNG, JPC, JP2, MIFF, MNG, PBM, PGM, PNM, PPM.

🔗arquivos de câmera em raw

O darktable lê arquivos em raw usando a biblioteca de código aberto RawSpeed, originalmente desenvolvida por Klaus Post e agora mantida como parte do projeto darktable. A quantidade de câmeras e formatos de arquivos compatíveis aumenta constantemente. A maioria dos modelos de câmeras modernos são compatíveis e os novos tendem a ser adicionados muito rapidamente. Está fora do escopo deste manual fornecer uma lista exaustiva.

Com exceção das câmeras Fujifilm X-Trans, o darktable não decodifica imagens de câmeras com sensores que não seja da Bayer (por exemplo, câmeras Sigma com sensor Foveon X3).

🔗outros arquivos de imagem

O darktable lê de forma nativa imagens “ordinárias” no formato JPEG, PNG de 8 bits/16 bits e TIFF de 8 bits/16 bits, bem como formatos TIFF de ponto flutuante de 16 bits/32 bits.

O darktable também lê imagens de alto alcance dinâmico nos formatos OpenEXR, RGBE e PFM.

Translations